O acto de conduzir não se
resume só ao controlo do seu carro. Garantir segurança quando está a pilotar o
seu carro, também não se resume só ao controlo do seu carro.
Nem todos os condutores que
nos rodeiam na estrada são maus condutores , podem é ter uns dias mais felizes
do que outros, o problema é não sabermos quando é que são os dias maus. Até
aqueles condutores que você o categoriza de "condutor fantástico",
aquele que controla em pleno o seu carro e que toda a gente confia, pode ter um
dia mau e pode acontecer uma fatalidade. Certamente que nesse dia você vai
querer estar longe desse condutor, mas caso não consiga, antecipe o acidente.
Relativamente à sua condução,
você sabe que não consegue manter uma atenção continuada durante o percurso que
efectua ao volante do seu carro. São muitos os factores que nos levam à
distracção, pois a frase que mais se ouve da boca das vitimas dos acidentes é:
"foi tudo muito rápido", pois é bastam apenas umas milésimas de
segundo para tornar um bom dia, num péssimo dia.
Alicerçado nos provérbios do
nosso lindo idioma, "Mais vale prevenir do que remediar", assim neste artigo sobre Condução Defensiva, vOU dar
algumas dicas para garantir a sua segurança e da quem o acompanha. Contudo as dicas para terem sucesso, dependem muito da forma como você se comporta
ao volante.
Não se esqueça que para além
de todos os MEUS conselhos, o mais importante de todos é sem dúvida alguma, o
respeito pelo código de estrada.
Vamos então falar na condução defensiva que deve adoptar quando se encontra na Estrada.
O facto de de se deslocar numa estrada que tem como limite de velocidade 80 Km/h a essa mesma velocidade, não lhe dá qualquer garantia que não vai ter nenhum acidente. Saiba que existe sempre a probabilidade de outro carro embater no seu, ou outros factores como, óleo derramado na estrada, troncos de arvores, buracos, tampas, animais, peões e muitos outros factores. Agora o respeitar os limites de velocidade é só o primeiro passo, para uma circulação segura.
Dicas
Visão panorâmica - Quando circula numa estrada com trânsito nos dois sentidos, faça uma visão panorâmica dessa via. Olhe em profundidade e em largura, esteja atento a tudo que mexe e o que não mexe. Não se encoste demasiado ao carro que o precede, principalmente se este se aproximar de uma curva ou cruzamento. Mantenha sempre uma distância que lhe permita reagir, pois nunca se sabe que tipo de travagem o carro da frente vai fazer. No caso da travagem ser forte, poderá não ter tempo de reacção, mas mesmo que o consiga imobilizar a tempo, evitando o choque com o carro que está à sua frente, pode sempre provocar o embate do carro que o antecede.
Espere por uma recta com boa
visibilidade para efectuar uma ultrapassagem. Seja paciente, esta é a sua
melhor aliada.
Uma das formas de controlar a
distância que vai do seu carro ao carro que o procede é a seguinte: Tendo um
carro à sua frente, procure um ponto fixo e comece a contar 110, 111, 112, se
fizer isto está a contar a distância que vai do seu carro ao carro que está à
sua frente em segundos.
Se passar pelo ponto que fixou
antes de ter contado pelo menos dois segundos é sinal de que está muito perto.
No caso de mau tempo ou más condições de visibilidade, deve contar mais 4 ou 5
segundos.
Factores Invasores - Tenha muita atenção às vias secundárias, não só nas estradas abertas bem como às cidades. Tenha muita atenção, principalmente se vai fazer uma ultrapassagem, antes de a fazer veja se há um cruzamento ou entroncamento. É mesmo muito importante ter essa antevisão, pois quando um condutor chega a um entroncamento ele vai olhar primeiro para a sua esquerda e não se apercebe da sua ultrapassagem pelo que não espera encontrar outro carro na faixa de rodagem.
Descanso - Como em tudo na vida, temos de ter algum tempo para o descanso. Por cada duas horas de condução deve parar cerca de 15 minutos. Se respeitar esta regra, a probabilidade de chegar ao seu destino em boas condições físicas e psicológicas, são enormes. É também muito importante a hidratação, não se esqueça de beber água enquanto conduz. Muita atenção, se tiver sono, deve parar o mais rapidamente possível e durma. Lembre-se que o sono é mesmo muito perigoso, não avisa quando os olhos se vão fechar.
Visão periférica - Seja na estrada ou na cidade, dê a utilização necessária aos seus espelhos retrovisores. Use e abuse deles, são mesmo muito importantes. Estes permitem-lhe uma excelente análise do meio que envolve a sua condução. Para além de servirem para auxiliar nas manobras de estacionamento, os espelhos retrovisores retiram-lhe praticamente todos os ângulos mortos, permitindo-lhe analisar convenientemente tudo o que se passa para trás do meio do carro.
Acessórios em excelente estado - Os vidros do carro sempre limpos, escovas em bom estado, ópticas bem alinhadas, são factores que deve ter em conta. Estes garantem boa visibilidade. Para além disso, tenha sempre óculos de sol, estes evitam o encandeamento provocado pelo sol. Muito importante, ande sempre com as luzes ligadas, seja de dia ou de noite, de Inverno ou Verão, estas garantem a sua visibilidade. Por um lado melhora a sua visibilidade, por outro faz com que os outros condutores o vejam melhor.
Aquaplaning - Este fenómeno acontece quando há muita água na estrada. Assim quando a água é abundante a única forma de evitar o aquaplaning (é uma espécie de lençol espesso de água que se interpõe entre o pneu e o pavimento, fazendo o carro flutuar) é reduzir a velocidade. Quando um carro se encontra com baixa pressão nos pneus, o aquaplaning pode acontecer mais precocemente.
Faça testes - Acha que conhece bem o seu carro? De vez em quando faça o seguinte: Escolha um local onde normalmente tenha muito pouco movimento, onde não coloque ninguém em perigo. Depois acelere até à velocidade que normalmente circula e trave a fundo. Este exercício vai-lhe permitir saber quantos metros é que o seu carro necessita para se imobilizar de forma segura. Depois coloque-o novamente em marcha e gingue-o, este exercício vai-lhe permitir perceber como é que o seu carro reage perante este factor. Faça estes exercícios, quer com tempo seco quer com tempo molhado.
Segundo Plano - Como em tudo na vida, deve ter um segundo plano, isto é, um plano B.
No caso de algo acontecer
errado, o mais certo é acontecer um acidente. Assim recomenda-se um plano B,
uma forma previamente pensada de como reagir a uma adversidade. Repare, é
sempre preferível sair da faixa de rodagem do que invadir a faixa de sentido
contrário. Como também é preferível embater num poste de iluminação do que
invadir o passeio repleto de peões. Estas, são decisões que têm de estar
previamente definidas quanto à forma de como vai reagir. Caso tenha um
acidente e queira abandonar o seu carro, procure afastar-se de imediato da zona
de embate.
Caso não seja evitável o
acidente, tente encostar-se aos rails ou a outro veículo que prossiga no mesmo
sentido. Nunca o faça em sentido contrário, pois os danos serão devastadores.
Comportamento em curva - No comportamento dinâmico do seu carro em curva, saía tarde na trajectória. Neste caso é melhor sair tarde, do que demasiado cedo, pois, se assim for, irá invadir a faixa contrária ao sair da curva. Neste caso recomendamos o seguinte: antes de chegar a uma curva fechada, trave como carro a direito, rode o volante e quando visualizar a saída acelere. No caso de curva contra curva, utilize a primeira e prepare melhor a saída da segunda. É mais eficaz e seguro. Nunca trave com o carro em apoio, a transferência de massas (mudanças bruscas de peso) implicará o desequilíbrio do carro.
Sem comentários:
Enviar um comentário